AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA

Almiro Schulz*

Décio Gatti Júnior**

Jefferson Ildefonso da Silva***

Trata-se da comunicação de resultados parciais de investigação relacionada ao exame da relação entre as políticas públicas de Educação no Brasil e especificidade dos processos de gênese e desenvolvimento das IES do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.

O caráter tardio da implantação dos processos de escolarização nesta região fez com que a Educação Superior se desenvolvesse somente na segunda metade do Séc. XX, em meio ao boom educacional do final dos anos sessenta, com a implantação de diversas IES.

A maior parte destas instituições, porém, tem sua origem fundacional - sua natureza jurídica refere-se a um patrimônio e não a uma associação de pessoas, o que implica na fixação, anteriormente ou posteriormente a morte de um ou mais doadores, de finalidades para a utilização de um determinado patrimônio. Soma-se a isso, o fato, de que muitas destas instituições têm forte apoio comunitário para sua existência.

O desenvolvimento de investigações e estudos dessa natureza poderão conduzir à constatação e compreensão da verdadeira situação da cultura e da educação na região e ainda disponibilizar análises, reflexões e dados aos pesquisadores e alunos para o desenvolvimento de suas pesquisas e dissertações.

A necessidade da presente investigação se evidencia quando se constata, em uma primeira aproximação, que os sistemas de educação da região, especificamente da Educação Superior, carecem dos dados básicos necessários para estabelecer o diagnóstico de seus problemas e necessidades. Daí decorre que as análises e estudos sobre sua situação são muito escassos e incompletos, podendo descaracterizar seu real perfil.

As políticas locais e regionais de educação se apresentam sem os instrumentos necessários para definir com segurança os rumos e as formas de intervenção. As próprias IES parecem estar desprovidas das condições de se situar no conjunto de suas parceiras e de participar de uma política regional de educação inserida no cenário nacional.

Essa primeira constatação exige que se parta para uma análise mais rigorosa da situação e da atuação das IES a fim de que sejam estabelecidos os seus problemas e as suas potencialidades para cumprir a missão cultural e social que lhes compete neste contexto regional.

A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é um centro de referência econômico e cultural para o Centro-Oeste e se constitui em pólo de confluência de diferentes demandas científicas e culturais. Seu sistema de Educação Superior integra 7 cidades com 18 IES em uma área que as separa em no máximo 200 km, para onde convergem alunos de toda a região que aspiram desenvolver seus conhecimentos culturais, científicos e profissionais, sendo as mesmas:

Quadro 1

Relação das Instituições de Educação Superior da Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, por município

CIDADES

INSTITUIÇÕES

1. Araguari

  1. Faculdade de Filosofia e Letras de Araguari

  2. Centro Universitário do Triângulo (Campus Araguari)

2. Araxá

  • Faculdades de Ciências Gerenciais do Alto Paranaíba

  • Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá

  • Centro Universitário do Triângulo (Campus Araxá)
  • 3. Ituiutaba

  • Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba

  • Escola Superior de Ciências Contábeis e Administração
  • 4. Patos de Minas

  • Fac. de Ciências da Administração de Patos de Minas

  • Fac. de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas
  • 5. Patrocínio

  • Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio

  • Faculdade de Fisioterapia de Patrocínio
  • 6. Uberaba

  • Universidade de Uberaba

  • Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro

  • Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro

  • Faculdade de Educação

  • Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba
  • 7. Uberlândia

  • Universidade Federal de Uberlândia

  • Centro Universitário do Triângulo
    1. Fonte: SESU/MEC

      Para atender a essas aspirações, as IES necessitam de conhecimentos acumulados com elevado nível de qualidade e de pesquisas capazes de contribuir com eficiência para o desenvolvimento e a intervenção no meio social.

      Em seu panorama científico e cultural, a região se caracteriza como um espaço emergente à busca de centros de referência e sustentação que poderiam ser assumidos pelas suas Instituições de Educação Superior. Daí, surge a preocupação em saber se as atuais IES da região estão em condições de responder a essas necessidades e anseios.

      Uma análise provisória e imediata parece mostrar que as IES da região, quase todas muito recentes e provenientes de antigas escolas do Ensino Fundamental e Médio, ainda não tiveram o tempo de maturação e a experiência acumulada necessários para se instalarem plenamente no universo da Educação Superior.

      Parecem oferecer resistências e dificuldades em implementar novas tecnologias e novas formas de ensino mais condizentes com a Educação Superior. A tradição de pesquisa institucionalizada não se mostra consolidada e a produção científica ainda não aparece com força suficiente para sustentar os objetivos da Educação Superior frente aos avanços atualmente necessários à qualidade dos conhecimentos, ao desenvolvimento da tecnologia e da sociedade e à formação para a cidadania.

      O conhecimento fundamentado das necessidades regionais e da atuação das diversas IES poderá propiciar tomadas de decisão na definição da especificidade de cada Instituição e do lugar que lhe compete no contexto social e acadêmico regional e nacional.

      A educação, nestes tempos de globalização econômica e de pós-modernidade cultural, tem sido considerada, pelas novas situações da sociedade e dos indivíduos, como um caminho capaz de orientar as respostas às necessidades emergentes. A qualidade aparece como a marca das novas formas de organização, produção e vida na sociedade.

      A educação é vista como um dos principais instrumentos geradores dessa qualidade, ainda que esta seja encarada de formas diferenciadas e conflitantes. A administração e a economia se preocupam com a qualidade dos resultados a ser alcançada pelo GQT - Gerenciamento da Qualidade Total; a cultura pós-moderna busca a qualidade dos indivíduos na trama do cotidiano e em sua subjetividade; os movimentos sociais desejam uma educação que garanta a qualidade de vida social no exercício da cidadania.

      À Educação hoje compete estar atenta a esses apelos e passá-los pelo crivo da crítica. Cresce a convicção de que a atitude mais urgente da educação consiste em situar a pretendida qualidade no conhecimento e na prática aprofundados do processo de ensino-aprendizagem que exigem, dentre outros fatores, a formação aprimorada do docente pesquisador e o estudo cuidadoso dos aspectos organizacionais das Instituições de Educação Superior.

      A qualificação do professor do ensino superior, como um elemento decisivo da qualidade da educação, se apresenta como problemática em vista dos empecilhos provocados tanto pela carência de uma formação pedagógica específica, quanto por uma tendência empiricista que deixa os conhecimentos da educação e das formas didáticas e metodológicas de ensino à experiência prática do docente e ao aproveitamento pragmático das qualidades já incorporadas pelo mesmo.

      Há uma urgente necessidade de conhecer a situação dos professores no exercício de sua docência e as possibilidades das Instituições em proporcionar uma formação consistente aos alunos, voltada às suas reais necessidades de desenvolvimento cultural e de preparo para o exercício profissional e técnico.

      Não se pretende que as IES da Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estejam no nível das grandes universidades dos centros mais desenvolvidos do País. Entretanto, elas se inserem no conjunto da Educação Superior nacional e têm a importante função de integrar a Região no contexto da produção e apropriação do conhecimento e da cultura nacional.

      Assim, também delas se exige uma qualidade compatível com essa missão de ser força geradora e propulsora da cultura, do saber e da tecnologia na região.

      Desta forma, a presente investigação não pretende satisfazer-se com o levantamento de dados, mas visa sobretudo envolver os estudiosos e pesquisadores da educação nas discussões destas questões, por meio do conhecimento dos processos de gênese, desenvolvimento e configuração atual das IES, possibilitando-lhes o oferecimento de assessoria e apoio efetivos às IES da região no cumprimento de suas funções públicas no cenário educacional regional.

      Deste modo, os objetivos que estão norteadores da investigação em curso tem por finalidade ampliar a compreensão da Educação Superior no Brasil pelo conhecimento dos processos de gênese, desenvolvimento e a configuração atual de suas instituições na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, por meio de estratégias de pesquisa que possibilitem estabelecer os parâmetros definidores das funções das Instituições de Educação Superior no contexto atual, partindo tanto das novas disposições legais quanto das discussões gestadas no seio da sociedade civil, caracterizar o processo de gênese e desenvolvimento das IES da região e apreender a configuração das IES da região pela caracterização e análise:

      Sem dúvida, o esforço de coleta de dados empreendido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas - INEP, especialmente durante as avaliações constantes do Exame Nacional de Cursos, tem ajudado nosso trabalho investigativo, mas estes dados referem-se exclusivamente a situação atual das IES nacionais. Na investigação que pretende-se dar continuidade busca-se compreender as motivações e interesses particulares que têm configurado a ação dessas instituições na região do triângulo mineiro e Alto Paranaíba.