Educação Superior - Análise e perspectivas de pesquisa
Esta coletânea soma-se a outras três já publicadas por meio gráficos e eletrônicos, todas produto do trabalho de pesquisadores e auxiliares reunidos no projeto integrado “Universitas/Br – a produção científica sobre educação superior no Brasil, 1968 – 1995”, financiado pelo CNPq desde 1996. Um dos melhores resultados desse esforço coletivo traduziu-se na construção do Banco de Dados Universitas/Br, cujo material acumulado (cerca de cinco mil documentos), categorizado e resumido analiticamente é a principal fonte de referência dos estudos aqui presentes. Estes destacam temas de relevância e atualidade da educação superior, como: manutenção e financiamento, natureza jurídica, organização acadêmica e gestão universitária, cooperação acadêmica, acesso ao ensino superior, avaliação, relação ensino-pesquisa e cátedra e departamento.
SUMÁRIO
Principais siglas utilizadas....................................................................................7
Siglas das categorias temáticas utilizadas no Banco de Dados Universitas/BR......11
Apresentação....................................................................................................15
Introdução-- A educação superior como tema de estudo
Eixos para um agenda a partir do Banco de Dados Universitas/Br.
João dos Reis Silva Jr. e Valdemar Sguissardi................................................21
Manutenção e financiamento da educação superior
Helena Vasconcelos, Luciene Madeiros, Otília Seiffert e Vera J. Chaves......45
Natureza jurídica, organização acadêmica e gestão universitária
Afrânio M. Catani, Luiz Fernandes Dourado e João F. de Oliveira..............69
Cooperação acadêmica: espaços de conhecimento
Maria Estela Dal Pai Franco.........................................................................81
O acesso ao ensino superior nos periódicos nacionais
Maria do Carmo de L. Peixoto......................................................................107
A produção sobre avaliação da educação superior
Deise Mancebo...............................................................................................131
Avaliação institucional e a onipresença do Estado-- o debate em
periódicos científicos nacionais, 1968-1995
Marília Costa Morosini.................................................................................169
Relação ensino de graduação e pesquisa: políticas públicas
e realidade institucional
Stella Cecília Duarte Segenreich..................................................................187
Os sistemas universitários estrangeiros em periódicos brasileiros
Arabela Campos Oliven...............................................................................213
Da cátedra universitária ao departamento: questões para um debate
Maria de Lourdes de A. Fávero...................................................................223