Educação Superior: Avaliação Da Produção Científica
Este livro é a segunda produção decorrente do projeto integrado A produção científica sobre educação superior no Brasil: avaliação e perspectiva (1968-1995), desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Política de Educação Superior da ANPEd, com apoio de CNPq.Retoma análises feitas no livro anteriormente apresentado, organizado em três blocos os textos de vários autores que dele haviam participado, enriquecidos com colaborações de pesquisadores de outros países da América Latina: 1.Universidade, políticas e produção do conhecimento; 2.Tendências da produção científica sobre educação superior; 3.Outros olhares sobre a produção científica em educação superior.
A seleção de menor número de periódicos e os enfoques específicos utilizados garantiram maior profundidade aos estudos.Foi produzida no segundo seminário realizado pelo GT, no âmbito do projeto integrado, em junho de 1998, na Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais.O período tomado como referência é importante: seu marco inferior é a Reforma Universitária de 1968, pela qual foram introduzidas mudanças substanciais na estrutura universitária e na carreira docente, e o limite superior, 1995, demarca as vésperas da aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e de vários decretos que novamente reestruturam a educação superior brasileira.
A obra não só complementa e enriquece a produção anterior do GT Política de Educação Superior, como tem um significado especial: sua edição foi parcialmente coberta com recursos dos próprios autores.Por sua vez, registra-se que o projeto integrado continua, ainda contando com o apoio do CNPq e tendo ampliado sua abrangência até o ano 2000.
SUMÁRIO
UNIVERSIDADES, POLÍTICAS E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.......11
Las políticas publicas de educacion superior en
America Latina a finales del siglo XX
Nicolás Bentancur...............................................................................................13
Autonomia Universitária: uma conquista , não uma dádiva
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero.........................................................39
La universidad como objeto de estudio en Argentina
Maria Catalina Nosiglia.......................................................................................57
TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE
EDUCAÇÃO SUPERIOR.....................................................................................83
Educação superior e modernidade: o pensamento
veiculado na revista Educação Brasileira.
Marília Morosini Costa e Maria Estela Dal Pai Franco.......................................85
Políticas para a educação superior e a SBPC (1968-1995)
Deise Mancebo....................................................................................................111
Ênfases e questionamentos sobre a pesquisa em
dois periódicos educacionais.
Maria do Carmo de Lacerda Peixoto..................................................................137
A relação pesquisa e ensino de graduação no contexto
da revista Ciência e Cultura
Stella Cecília D. Segenreich................................................................................159
.
A temática universidade e sociedade na revista Educação & Sociedade:
questionamento e proposições
Maria das Graças Medeiros Tavares..................................................................175
Cadernos Andes: a produção científica dos militantes do movimento
docente das universidades brasileiras.
Vera Lúcia Chaves, Luciene G. Miranda Medeiros e
Helena Corrêa de Vasconcellos...........................................................................193
Educação superior em revista: sistemas universitários internacionais
Arabela Campos Oliven.......................................................................................211
OUTROS OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
EM EDUCAÇÃO SUPERIOR............................................................................217
Teses de dissertações sobre educação superior no Brasil, 1968-1995;
uma análise a partir de bases de dados e catálogos.
Afrânio M. Catani e Ana Laura G. Lima...........................................................219
A temática trabalho-educação: presença/ausência e
desafio nos estudos sobre educação superior no Brasil.
Valdemar Sguissardi............................................................................................235
SIGLAS...............................................................................................................291