Educação Superior: Avaliação Da Produção Científica

 

Este livro é a segunda produção decorrente do projeto integrado A produção científica sobre educação superior no Brasil: avaliação e perspectiva (1968-1995), desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Política de Educação Superior da ANPEd, com apoio de CNPq.Retoma análises feitas no livro anteriormente apresentado, organizado em três blocos os textos de vários autores que dele haviam participado, enriquecidos com colaborações de pesquisadores de outros países da América Latina: 1.Universidade, políticas e produção do conhecimento; 2.Tendências da produção científica sobre educação superior; 3.Outros olhares sobre a produção científica em educação superior.

A seleção de menor número de periódicos e os enfoques específicos utilizados garantiram maior profundidade aos estudos.Foi produzida no segundo seminário realizado pelo GT, no âmbito do projeto integrado, em junho de 1998, na Universidade Federal de Minas Gerais, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais.O período tomado como referência é importante: seu marco inferior é a Reforma Universitária de 1968, pela qual foram introduzidas mudanças substanciais na estrutura universitária e na carreira docente, e o limite superior, 1995, demarca as vésperas da aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e de vários decretos que novamente reestruturam a educação superior brasileira.

A obra não só complementa e enriquece a produção anterior do GT Política de Educação Superior, como tem um significado especial: sua edição foi parcialmente coberta com recursos dos próprios autores.Por sua vez, registra-se que o projeto integrado continua, ainda contando com o apoio do CNPq e tendo ampliado sua abrangência até o ano 2000.

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

 

UNIVERSIDADES, POLÍTICAS E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.......11

Las políticas publicas de educacion superior en

  America Latina a finales del siglo XX

Nicolás Bentancur...............................................................................................13

 

Autonomia Universitária: uma conquista , não uma dádiva

Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero.........................................................39

 

La universidad como objeto de estudio en Argentina

Maria Catalina Nosiglia.......................................................................................57

 

 

 

TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE

EDUCAÇÃO SUPERIOR.....................................................................................83

Educação superior e modernidade: o pensamento

veiculado na revista Educação Brasileira.

Marília Morosini Costa e Maria Estela Dal Pai Franco.......................................85

 

Políticas para a educação superior e a SBPC (1968-1995)

Deise Mancebo....................................................................................................111

 

Ênfases e questionamentos sobre a pesquisa em

dois periódicos educacionais.

Maria do Carmo de Lacerda Peixoto..................................................................137

 

A relação pesquisa e ensino de graduação no contexto

da revista Ciência e Cultura

Stella Cecília D. Segenreich................................................................................159

 .

A temática universidade e sociedade na revista Educação & Sociedade:

questionamento e proposições

Maria das Graças Medeiros Tavares..................................................................175

 

Cadernos Andes: a produção científica dos militantes do movimento

docente das universidades brasileiras.

Vera Lúcia Chaves, Luciene G. Miranda Medeiros e

Helena Corrêa de Vasconcellos...........................................................................193

 

Educação superior em revista: sistemas universitários internacionais

Arabela Campos Oliven.......................................................................................211

 

 

 

OUTROS OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

EM EDUCAÇÃO SUPERIOR............................................................................217

Teses de dissertações sobre educação superior no Brasil, 1968-1995;

uma análise a partir de bases de dados e catálogos.

Afrânio M. Catani e Ana Laura G. Lima...........................................................219

 

A temática trabalho-educação: presença/ausência e

desafio nos estudos sobre educação superior no Brasil.

Valdemar Sguissardi............................................................................................235

 

 

SIGLAS...............................................................................................................291