EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E DIVERSIDADE REGIONAL

       

        

SUMARIO

Capítulo Introdutório ..................................................................... 13

EDUCAÇÃO SUPERIOR E DIVERSIDADE REGIONAL NO BRASIL
- O privado (mercantil) como fator de desigualdade e exclusão
Valdemar Sguissardi ...................................................................... 15

Parte l
Políticas de Gestão e Financiamento da Educação
Superior e o trabalho docente ......................................................... 47

O TRABALHO DO PROFESSOR/PESQUISADOR NAS UNIVERSIDADES ESTATAIS PÚBLICAS
- INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DE SUA ATIVIDADE

João dos Reis Silva Júnior ............................................................... 49

POLÍTICA DE GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS VIA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Vera Lúcia Jacob Chaves ................................................................ 67

ACORDOS MEC-USAID - Significado e implicações para a educação superior brasileira.
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero ....................................... 89

A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA EM QUESTÃO: o caso das Universidades Estaduais Paulistas
Afrânio Mendes Catani
Ana Paula fíey
Renato de Sousa Porto Gilioli ......................................................... 107

O FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E AS ASSIMETRIAS REGIONAIS: UM ESTUDO SOBRE O CUSTO DO ALUNO
Nelson Cardoso Amaral ................................................................. 127

AS POLÍTICAS DE GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PRIVATIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Edineide Jezine ................................................................................153

REFLEXÕES SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: novos rumos e o pragmatismo como fundamento
Deise Mancebo .............................................................................. 171

Parte 2
Políticas de Expansão da Educação Superior
............................ 189

O PRONERA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA NO CAMPO: ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTADO DO PARÁ/ REGIÃO AMAZÔNICA
Salomão Mufarrej Hage ................................................................. 191

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: um processo inovador de interiorização e democratização da educação superior
Maria das Graças Medeiros Tavares; Rodrigo Ramalho ................. 213

POLÍTICA DE EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÓNIA POR MEIO DA EAD - O CASO DA UNITINS
Maria Zoreide Britto Maia .............................................................. 235

OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFPA
Luciene Medeiros ........................................................................... 257

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL:
Análises a partir do censo de 2005
Marília Morosini ............................................................................. 277

ENSINO NOTURNO NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: ESTRATÉGIA DE ACESSO PARA O ESTUDANTE-TRABALHADOR
Maríluce Bittar
Carina E. Maciel de Almeida
Tereza Christina M. A. Veloso ........................................................ 295

Parte 3
Política de formação e avaliação da educação superior
............. 317

TENDÊNCIAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL
Arlete Maria Monte de Camargo; Maria Célia Virgolino Pinto .......... 319

FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA SAÚDE NOS CURSOS DE AO DA UNIFESP: UMA EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA
Otilia Maria Lucia Barbosa Seiffert
Maria Cecilia Sonzogno ................................................................... 337

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO E PARA O NÍVEL SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ E NA ,UNIVERSIDAD DE GRANMA, CUBA
Regina Maria Michelotto
Joceli de Fátima Arruda Sousa ........................................................ 355

PROGRAMA DE HABILITAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES LEIGOS DA REDE PUBLICA DE ENSINO (PROHACAP): AVALIAÇÃO COMO PROBLEMÁTICA DOS SENTIDOS
Andréia da Silva Qminianilha Sousa ................................................. 373

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: mecanismos de articulação entre avaliação e gestão universitária
Marilia Fonseca
João Ferreira de Oliveira ............................................................... 389


A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Olgaíses Maués ............................................................................. 409

A INCLUSÃO DA TUTORIA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE EAD
Stella Cecilia Duarte Segenreich ..................................................... 427

OS AUTORES ............................................................................. 447