EDUCAÇÃO
SUPERIOR NO BRASIL E DIVERSIDADE REGIONAL
SUMARIO
Capítulo Introdutório .....................................................................
13
EDUCAÇÃO SUPERIOR E DIVERSIDADE REGIONAL NO BRASIL
- O privado (mercantil) como fator de desigualdade e exclusão
Valdemar Sguissardi ......................................................................
15
Parte l
Políticas de Gestão e Financiamento da Educação
Superior e o trabalho docente .........................................................
47
O TRABALHO DO PROFESSOR/PESQUISADOR NAS UNIVERSIDADES ESTATAIS PÚBLICAS
- INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DE SUA ATIVIDADE
João dos Reis Silva Júnior ...............................................................
49
POLÍTICA DE GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EXPANSÃO
DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS VIA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Vera Lúcia Jacob Chaves ................................................................
67
ACORDOS MEC-USAID - Significado e implicações para a
educação superior brasileira.
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero .......................................
89
A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA EM QUESTÃO: o caso das Universidades
Estaduais Paulistas
Afrânio Mendes Catani
Ana Paula fíey
Renato de Sousa Porto Gilioli .........................................................
107
O FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E AS ASSIMETRIAS REGIONAIS:
UM ESTUDO SOBRE O CUSTO DO ALUNO
Nelson Cardoso Amaral .................................................................
127
AS POLÍTICAS DE GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
PRIVATIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
Edineide Jezine ................................................................................153
REFLEXÕES SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL:
novos rumos e o pragmatismo como fundamento
Deise Mancebo ..............................................................................
171
Parte 2
Políticas de Expansão da Educação Superior
............................ 189
O PRONERA E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
SUPERIOR PÚBLICA NO CAMPO: ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTADO
DO PARÁ/ REGIÃO AMAZÔNICA
Salomão Mufarrej Hage .................................................................
191
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: um processo inovador de interiorização
e democratização da educação superior
Maria das Graças Medeiros Tavares; Rodrigo Ramalho .................
213
POLÍTICA DE EXPANSÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA
AMAZÓNIA POR MEIO DA EAD - O CASO DA UNITINS
Maria Zoreide Britto Maia ..............................................................
235
OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFPA
Luciene Medeiros ...........................................................................
257
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
NO BRASIL:
Análises a partir do censo de 2005
Marília Morosini .............................................................................
277
ENSINO NOTURNO NAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR:
ESTRATÉGIA DE ACESSO PARA O ESTUDANTE-TRABALHADOR
Maríluce Bittar
Carina E. Maciel de Almeida
Tereza Christina M. A. Veloso ........................................................
295
Parte 3
Política de formação e avaliação da educação
superior ............. 317
TENDÊNCIAS NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
NO CONTEXTO ATUAL
Arlete Maria Monte de Camargo; Maria Célia Virgolino Pinto ..........
319
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA SAÚDE NOS CURSOS
DE AO DA UNIFESP: UMA EXPERIÊNCIA NECESSÁRIA
Otilia Maria Lucia Barbosa Seiffert
Maria Cecilia Sonzogno ...................................................................
337
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO E PARA O NÍVEL SUPERIOR
NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ E NA ,UNIVERSIDAD DE GRANMA, CUBA
Regina Maria Michelotto
Joceli de Fátima Arruda Sousa ........................................................
355
PROGRAMA DE HABILITAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE
PROFESSORES LEIGOS DA REDE PUBLICA DE ENSINO (PROHACAP): AVALIAÇÃO
COMO PROBLEMÁTICA DOS SENTIDOS
Andréia da Silva Qminianilha Sousa .................................................
373
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: mecanismos de articulação
entre avaliação e gestão universitária
Marilia Fonseca
João Ferreira de Oliveira ...............................................................
389
A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Olgaíses Maués .............................................................................
409
A INCLUSÃO DA TUTORIA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO
DOS CURSOS DE EAD
Stella Cecilia Duarte Segenreich .....................................................
427
OS AUTORES .............................................................................
447