24ª reunião anual da ANPED
GT 11 - Política de Educação Superior
Para ver os trabalhos completos, clique nos títulos/autores abaixo.
Trabalhos encomendados
O Estado, a Nova Esquerda e o Neocorporativismo
Benício Viero Schmidt (CEPPAC/UnB) benicio@unb.br
Novas Configurações Institucionais e as Políticas
Educativas: problematizando uma agenda de pesquisa
Janete Maria Lins de Azevedo (UFPE)
Trabalhos Apresentados
EVASÃO NOS CURSOS DE
GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, CAMPUS
UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ - UM PROCESSO DE EXCLUSÃO
Tereza Cristina M.A. Veloso (UFMT)
ESTUDANTES E PROFESSORES NA
UNIVERSIDADE ARGENTINA EM TEMPOS MENEMISTAS (1989-1999): formas
de ingresso, evasão,incentivo à pesquisa e dedicação
exclusiva à docência
Mário Luiz Neves Azevedo (UEM)
MANUTENÇÃO
E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)
Helena Corrêa Vasconcelos (UFPA)
Otília Seiffert
A EXPERIÊNCIA DO
IESAE/FGV: DAS ORIGENS À EXTINÇÃO
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero (UFRJ)
PÓS-GRADUAÇÃO
BRASILEIRA E POLÍTICAS DE DIVERSIFICAÇÃO
Maria Estela Dal Pai Franco (UFRGS) e Marília Costa Morosini
(ULBRA)
O Exame Nacional de Cursos
como Política de Avaliação do Ensino Superior: Origens,
Contrastes e sua Importância para a Política de Regulação
Estatal do Ensino Superior
Alfredo Macedo Gomes (UFPE)
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO
SUPERIOR, ESTADO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Deise Mancebo (UERJ)
O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO
DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)
Alexandre Borges Miranda (FEUSP)
POLÍTICA DE EXPANSÃO E
INTERIORIZAÇÃO DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Karine Nunes Moraes (FE/UFG)CES
A REESTRUTURAÇÃO
DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E O PROCESSO DE METAMORFOSE DAS
UNIVERSIDADES FEDERAIS: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
(UFG)
João Ferreira Oliveira (UFG)
O ENSINO
SUPERIOR NO BRASIL ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO.
Antônio Wilson Pagotti (UNIT) e Sueli Assis (UNIT)
AVALIAÇÃO E POLÍTICA
INSTITUCIONAL:
Estudo dos indicadores "Qualificação Docente" na
avaliação das "Condições de Oferta de Cursos"
José Carlos Rothen (IMI)
DIRETRIZES CURRICULARES
PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UM TEMA VULNERÁVEL ÀS
INVESTIDAS IDEOLÓGICAS
Carmen Sílvia Bissoli Silva (UNESP)
FATORES DE INSUCESSO
DOS ALUNOS DO 1º ANO DAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE
DE AVEIRO - PORTUGAL E UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- BRASIL
Dayse Cristine Dantas B. N. Souza (UA)