24ª reunião anual da ANPED

GT 11 - Política de Educação Superior

Programa

  Para ver os trabalhos completos, clique nos títulos/autores abaixo.

Trabalhos encomendados

O Estado, a Nova Esquerda e o Neocorporativismo
Benício Viero Schmidt (CEPPAC/UnB) benicio@unb.br

Novas Configurações Institucionais e as Políticas Educativas: problematizando uma agenda de pesquisa
Janete Maria Lins de Azevedo (UFPE)

 Trabalhos Apresentados   

EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CUIABÁ - UM PROCESSO DE EXCLUSÃO
Tereza Cristina M.A. Veloso (UFMT)

ESTUDANTES E PROFESSORES NA UNIVERSIDADE ARGENTINA EM TEMPOS MENEMISTAS (1989-1999): formas de ingresso, evasão,incentivo à pesquisa e dedicação exclusiva à docência
Mário Luiz Neves Azevedo (UEM)

MANUTENÇÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)
Helena Corrêa Vasconcelos (UFPA)
Otília Seiffert

A EXPERIÊNCIA DO IESAE/FGV: DAS ORIGENS À EXTINÇÃO
Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero (UFRJ)

PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA E POLÍTICAS DE DIVERSIFICAÇÃO
Maria Estela Dal Pai Franco (UFRGS) e Marília Costa Morosini (ULBRA)

O Exame Nacional de Cursos como Política de Avaliação do Ensino Superior: Origens, Contrastes e sua Importância para a Política de Regulação Estatal do Ensino Superior
Alfredo Macedo Gomes (UFPE)

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, ESTADO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
Deise Mancebo (UERJ)

O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)
Alexandre Borges Miranda (FEUSP)


POLÍTICA DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Karine Nunes Moraes (FE/UFG)CES

A REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E O PROCESSO DE METAMORFOSE DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)
João Ferreira Oliveira (UFG)

O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO.
Antônio Wilson Pagotti (UNIT) e Sueli Assis (UNIT)

AVALIAÇÃO E POLÍTICA INSTITUCIONAL:
Estudo dos indicadores "Qualificação Docente" na avaliação das "Condições de Oferta de Cursos"
José Carlos Rothen (IMI)

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UM TEMA VULNERÁVEL ÀS INVESTIDAS IDEOLÓGICAS
Carmen Sílvia Bissoli Silva (UNESP)

FATORES DE INSUCESSO DOS ALUNOS DO 1º ANO DAS CIÊNCIAS E ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO - PORTUGAL E UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO- BRASIL
Dayse Cristine Dantas B. N. Souza (UA)